O tereré é uma bebida tradicional do Paraguai, também muito popular no Brasil, especialmente nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. É uma infusão de erva-mate (Ilex paraguariensis) com água fria ou gelada, que pode ser consumida com limão, hortelã, entre outros ingredientes. Além de ser uma bebida refrescante, o tereré possui diversos benefícios para a saúde, como:
Ação antioxidante: A erva-mate contém compostos antioxidantes, como polifenóis e flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento celular.
Estimulante: O tereré possui cafeína, que atua como um estimulante natural, melhorando a concentração, o estado de alerta e a disposição física.
Digestivo: A bebida auxilia na digestão, pois possui propriedades que estimulam a produção de bile e sucos gástricos.
Diurético: O tereré tem efeito diurético, ajudando a eliminar toxinas e prevenir a retenção de líquidos.
Auxilia na perda de peso: A erva-mate presente no tereré possui propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e auxiliam na queima de gorduras.
Receita de Tereré:
Em uma jarra, coloque a água gelada, o limão espremido e as folhas de hortelã. Misture bem e reserve.
Em um copo ou guampa (recipiente tradicional para tereré), coloque a erva-mate.
Adicione a água aromatizada com limão e hortelã aos poucos, mexendo com uma bomba para tereré (um tipo de canudo com filtro na ponta) até que a erva esteja bem úmida.
Acrescente gelo a gosto e complete com mais água aromatizada.
Sirva em seguida, utilizando a bomba para tereré para beber.
Lembre-se de que o consumo excessivo de tereré pode causar insônia e outros efeitos colaterais devido à cafeína presente na erva-mate. Portanto, é importante consumir a bebida com moderação.